quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A história do jogo Snake


Quem nunca jogou o famoso ‘jogo da cobrinha’ no seu Nokia? Ele foi lançado no dia 10 de Novembro de 1997 com o Nokia 6110 e incorporado/adaptado à plataformas móveis por Taneli Armanto, um engenheiro de designer e interface com usuário da Nokia. Antes disso, ele já havia existido em versões embrionárias dos atuais computadores e de instrumentos de cálculo antigos. No começo da década de 90, o jogo ganhou certa notoriedade ao ser incluído na popular linguagem de programação QBasic, da Microsoft, com o nome de Nibble.
Depois do lançamento, o jogo fez tanto sucesso que uma segunda versão, o Snake II, foi logo incorporada ao Nokia 7110 em 1998. Outras 7 versões do game se sucederam acompanhando a evolução dos dispositivos, incluindo adaptações para 3D e para a plataforma N-Gage, da Nokia.
O Snake foi e continua sendo um dos jogos mais famosos da história: na Finlândia, uma competição oficial para jogar o game – a Finnish Snake Game Championship Competition – acontece desde 1999, em Helsinki. Lá, finlandeses se desafiam para fazer o maior número de pontos possíveis.
Aliás, você sabia que o máximo de pontos que você conseguirá fazer no nível 1 do jogo é 312 e no nível 9, 2008 pontos? A fórmula para calcular a pontuação é lógica: como a cobrinha vai crescendo à medida que se alimenta, ela só pode ocupar no máximo 212 bits na tela. Esse número multiplicado pelo o nível (de 1 a 9) + 100 pontos possíveis em bônus resulta na pontuação máxima a ser conseguida na versão básica do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário