domingo, 14 de novembro de 2010

Cultura japonesa J-Rock

J-ROCK

{{Ficha de género musical |género = J-Rock 『ジェイロック』 |cor = rede |origem musical = Rock psicodélico |origem cultural = Japão |instrumentos = Guitarra, Baixo,Teclado, Batería |popularidade = Alta no Japão]] |subgéneros = Angura kei, Eroguro kei, Visual Kei, Oshare Kei, |fusões = Visualcore |enlaces J-Rock é o género musical derivado da rock e desenvolvido no Japão]]. O nome J-Rock prove do inglês Japanese Rock, e é um dos movimentos mais potentes dentro da cultura japonesa na actualidade. Dentro deste género encontra-se uma de suas subdivisiones populares como é o visual kei.

História

Nascimento

A chegada da rock psicodélico, principalmente trazido por grupos escoares imigrantes-invasores e protestantes de EE.UU, o que provocou no Japão]] a criação de um novo estilo musical, a partir deste descuido social, mas com algumas modificações, foi que se generalizou se convertendo em um subgénero musical. Um exemplo mais claro é a imagem de pessoas que aparentaban ser sãs e saudáveis e que denotaban os exponentes deste novo género musical em seu debut em meados dos anos 60's no Japão]], mas são completamente o contrário à imagem dos rockeros europeus culturais (que principalmente davam imagem de descuidados, drogadictos, etc ainda que não é a verdadeira teoria). No entanto apesar disto o género de música era praticamente cópia dos principais rockeros famosos mundialmente.

Evolução

Dentro dos anos 70's começaram a aparecer os primeiros artistas mais autóctonos, adoptando as formas que lhes chegava do rock do exterior e o adaptando a suas próprias raízes. Nesta época aparecem os primeiros cantores que escreviam as letras de suas canções, e atingiram grande popularidade intérpretes como Kazuki Tomokawa e Kan Mikami.
Também nesta era começaram a aparecer exponentes japoneses do género emergente do Reino Unido conhecido como o rock progressivo. Alguns artistas como After Dinner e Cosmos Factory triunfaram nesta categoria.

Aparecimento do Visual Kei

O género conhecido como visual kei apareceu no final dos anos 80's no país nipón, com seu principal exponente X Japan, banda que se converteu em um icono cultural deste género musical. Os homens começaram a dar-se luxos de ser femininos, e ainda assim ser populares principalmente com as mulheres.
Este género é quiçá o mais característico ao falar de música rock]] japonesa, já que é o que mais impacto mantém até o dia de hoje, com algumas de suas bandas que têm conseguido popularidade notável em países da Europa]].
Mais tarde a princípios do novo milénio apareceriam novos subgéneros dentro deste denominados Oshare Kei , Eroguro-kei , Visualcore , White-kei , Angura-kei , Nagoya-kei ...entre outros.


J-Rock nos 90's, actualidade

O J-Rock manteve um perfil bastante baixo, em especial devido ao boom da música dance e electrónica que emergiram nesta década, e alguns artistas que conseguiram destacar deste género na época são Gackt e Malice Mizer. O J-Rock voltaria a tomar forças no final dos 90's e princípios do novo milénio quando bandas de Música rock|Rock]]/Pop como B'z, Mr. Children, Lua Seja, Glay (banda), The Pillows, L'ArcemCiel, e Bump of Chicken voltam a atrair ao público principalmente da nova geração, que já começava a aburrise do Pop sintético.
Dentro da nova era têm aparecido numerosas bandas de J-Rock, principalmente influenciadas pelo rock punk, e também do metal de ocidente. Principais artistas destes géneros são Dir em grey, Orange Range, Asian Kung-Fu Generation, the GazettE, e UVERworld.
Também se criou uma nova subcategoría do visual kei telefonema Oshare Kei, principalmente influenciado por rockeros jovens. Se diferença do visual tradicional por ser de um género musical muito menos escuro, mais alegre, e também com mais preocupação no aspecto da moda (ainda que também se faz o uso do cosplay, homens com tendências afeminadas não são mau vistos em absoluto).
outros grupos JRock muito famosos em japón que se podem mencionar são, Moi dix mois Siam Shade, Janne dá Arc, entre outros.

2 comentários: